Ads Top

O Superman de Zack Snyder é a definição perfeita da Jornada do Herói


Criado em 1938 por Jerry Siegal e Joe Shuster, o Superman é, até os dias atuais, um dos super-heróis mais relevantes do mundo. Dono de diversas interpretações e visões ao longo das décadas, a versão mais famosa do herói foi feita nos anos 80, com Christopher Reeve e Richard Donner, que seguem sendo o "padrão" para alcançar o Superman perfeito.


Em Superman (1979), Clark decide ir para a Fortaleza da Solidão e treinar com Jor-El, após a morte de Jonathan Kent. Lá, ainda jovem, o Kryptoniano aprende tudo sobre seus poderes e o mundo ao seu redor, entendendo seu papel na humanidade. A partir disso, se torna um símbolo de esperança, otimismo e heroísmo, o que é amplamente defendido pelos fãs como "Superman perfeito". Reeve seguiu como Superman até 1987, passando o bastão para vários atores até chegar em Henry Cavill, no ano de 2013.


Em 2006, antes de Cavill, a Warner contratou Brandon Routh e Bryan Singer para reviverem a saga de Christopher Reeve. Datado, o filme não fez o sucesso esperado, apesar de ser uma boa homenagem ao Superman clássico. Com os números fracos e o sucesso de Batman Begins, que apresentava uma versão mais realista para o mundo de heróis, a Warner Bros Pictures percebeu a necessidade de modernizar o seu maior herói.


E é nesse ponto que queremos chegar. Em 2013, foi lançado O Homem de Aço, buscando uma premissa mais humana e privilegiando o desenvolvimento do personagem e a descoberta de Clark sobre seu papel no mundo. Na história escrita por Christopher Nolan e Zack Snyder, Kal-El é apresentado como uma pessoa normal que, apesar de todos os poderes magníficos, tem problemas normais e dúvidas como qualquer um. Em O Homem de Aço, além da homenagem à Jornada do Herói, de Joseph Campbell, no escudo do Superman, os 12 passos desta jornada são perfeitamente exemplificados durante o filme.


As 12 etapas da Jornada do Herói, são: o mundo comum; o chamado à aventura; recusa do chamado; encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; provas, aliados e inimigos; aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição; e o retorno com o elixir. Ela nasceu a partir de um estudo do autor aprofundado no livro "O Herói das Mil Faces".


01. O mundo comum, onde é apresentado o personagem e a sua vida. Logo no início do filme, Clark é mostrado como um andarilho que vive de emprego em emprego, buscando se afastar da sociedade e manter seus poderes em segredo.


02. No passo dois, descrito como o chamado à aventura, o herói é tirado da sua "zona de conforto" e obrigado a usar seus poderes. Isso acontece logo na sequência, quando Clark salva os trabalhadores na plataforma de petróleo, usando seus poderes, pela primeira vez em algum tempo. Segundo o filme, Clark não havia usado seus dons, desde a queda do ônibus em Smallville.


03. Neste passo, ocorre a recusa ao chamado, mas Zack Snyder fez uma inversão dos passos três e quatro. Aqui, se encaixa perfeitamente o diálogo entre Kal e Lois no cemitério, onde ele explica seu receio de se mostrar ao mundo e ser perseguido. Nesse momento, ocorre o flashback da morte de Jonathan, que preferiu morrer a arriscar o destino do filho se mostrando ao mundo.


04. No passo quatro, que é o encontro com o mentor, ocorre a conversa de Kal-El com Jor-El na nave, onde o Superman recebe sua roupa e entende o que é, ou como ele mesmo diz para Martha: "encontrei o meu povo".


05. O passo cinco é o mais importante. É onde o herói em questão ultrapassa o primeiro limiar, sua primeira barreira. E Zack conseguiu transmitir a mensagem com perfeição, tendo como base o primeiro vôo do Superman. Ali, foi dado o passo para ser o herói que sempre foi.


06. A partir daqui, o herói já está no caminho certo. O passo seis é onde ele encontra seus aliados e conhece seus inimigos, o que fica claro com o discurso de Zod para o planeta e a ajuda de Lois Lane, além do padre e dos representantes do exército americano. Neste momento, fica claro quem está do lado e quem está contra o Superman.


07. Sabe o recuo do mar, antes do Tsunami? É nesse ponto que chegou o nosso herói. Aqui, ele faz uma espécie de pausa, se recolhe em um esconderijo — interior ou não — e retorna aos seus questionamentos iniciais e ao enfrentamento dos medos que o impediam de iniciar sua jornada. Esse passo é, mais uma vez, apresentado em uma conversa com Lois, na sala de interrogatório do exército americano.


08. A provação é uma espécie de morte pela qual o nosso herói precisa passar para cumprir o seu destino. Neste ponto, Clark está dentro da nave kryptoniana e tem seu primeiro conflito com Zod, onde é mostrado, pela primeira vez, o plano do general e o Superman assume o papel de protetor da Terra. Após isso, Kal salva Lois após a fuga da nave.


09. Depois que o nosso herói já passou por esses desafios, como derrotar o inimigo e sobreviver à morte na batalha de Smallville, ele merece uma recompensa. Essa recompensa simboliza a sua transformação em uma pessoa mais forte e pode ser representada por um objeto de grande valor: a reconciliação com alguém querido, um novo conhecimento ou habilidade, um tesouro ou o que mais a imaginação do autor permitir. Aqui, destaco dois momentos: a conversa com Martha, orgulhosa do filho, e o reconhecimento do Superman como herói pelos militares americanos. Essa é a recompensa.


10. O caminho de volta para casa não oferece tantos perigos, mas um momento de reflexão em que o nosso herói poderá ser exposto à necessidade de uma escolha entre a realização de um objetivo pessoal ou um bem coletivo maior. A partir deste ponto, o que mais se encaixa é o quase sacrifício de Clark para impedir que a máquina planetária cumpra seu objetivo. Além disso, também representa a escolha de Kal-El, mais uma vez, pela Terra ao invés de Krypton, causando a queda da Câmara de Genesis.


11. Aqui é o ponto mais alto da história. É aquela última batalha em que o inimigo ressurge quando mais ninguém esperava por isso, nem mesmo o nosso herói. Esse desafio é algo que vai muito além da vida dele, representando o perigo para as pessoas à sua volta, sua comunidade, família, enfim, seu mundo comum. Se ele perder, todos sofrem. É neste momento que Zod se mostra forte, absorve a força do Sol Amarelo e ressurge, obrigando o Superman a seguir lutando com ele. Para impedir a morte de mais pessoas, Kal é obrigado a matar Zod.


12. Chegou o momento do reconhecimento efetivo do nosso herói. A chegada ao seu local de origem simboliza o seu sucesso, conquista e mudança. Em casa com Martha, Clark conta que será jornalista e inicia novamente uma jornada do herói que, segundo Zack Snyder, seria concluída após o arco de cinco filmes idealizados por ele.


*A descrição dos 12 passos do herói de Joseph Campbell foi retirada do site Rockcontent.


Fã do cinema e de trilhas sonoras, aprendi a amar a DC muito cedo, encontrando nos filmes de Zack Snyder ideais para levar por toda a vida. Aproveite a jornada!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.