Ads Top

O desenvolvimento planejado para o Superman dentro do universo do Snyder sempre esteve à frente dos nossos olhos, justamente porque ele é o passado, o presente e o futuro. Zack entende o quão grande é o personagem, por isso o coloca onde deve estar: No topo. 


Em todos os filmes do Snyder, vemos que esse "endeusamento dos heróis" é algo característico dele, mas com o Superman foi algo diferente, foi além. A chegada do Superman na Terra em "Homem de Aço", marca a chegada do salvador naquele universo. Então, esse personagem foi desenvolvido em vários atos. Mas tudo começa aqui, com o nascimento do Salvador.


O Primeiro Ato - Nascimento do Salvador



Assim como Jesus Cristo nasceu em uma pequena cidade, cumprindo assim as palavras ditas pelos profetas, Kal-El “nasceu” no Kansas, cidade pequena e humilde. Porém, Jesus não era de lá e ele havia sido enviado com um propósito. Essas semelhanças com Jesus são para demonstrar humildade, esperança e graça. O Superman, na verdade, é um embaixador e veio para cá com o propósito de guiar uma raça, mas também não é daqui.

Desde muito novo, Clark entende que é diferente, que possui algo que os demais não têm. Isso tudo é um fardo muito pesado para suportar, porém o seu criador não lhe daria tamanha missão que não pudesse cumprir. Com o passar dos anos, Clark continua sem respostas. Ele apenas sabe que é um alienígena e que revelar a sua verdadeira identidade, poderia trazer transtornos irreparáveis a ele próprio. E é aí que entra um outro ato: A Revelação e sua Consequência.

O Segundo Ato - A Revelação e sua Consequência.


Com muitas dúvidas, Clark vaga pelo mundo afora em busca de um propósito ainda desconhecido em seu coração. Em uma dessas viagens, ele descobre a localização de uma nave Kryptoniana e acaba indo lá “investigar”. Nessa jornada, Clark descobre de onde veio, conhece seu pai biológico e acredita que finalmente encontrou uma razão para existir. Porém, como cada ato possui uma consequência, ao ativar essa nave Kryptoniana, Clark também “entregou” sua localização para um outro sobrevivente de Krypton: Zod.

Com a chegada do Zod à Terra, Clark é obrigado a se revelar como Superman, se colocando em uma posição de Salvador para ambos os mundos. Sendo a única esperança de sobrevivência da raça humana e a última esperança de reconstruir o seu planeta natal. Superman tinha que escolher se salvaria aqueles pelo qual sempre teve medo de se revelar, ou se reconstruiria o seu planeta natal. Kal-El dedicou sua vida inteira a encontrar respostas sobre o seu paradeiro e agora é posto em uma situação em que pode ajudar o seu povo.

Mesmo com todo esse dilema, ele escolhe os humanos porque encontrou uma identidade com eles, se tornou um deles. Superman acaba salvando a terra de um genocídio que seria cometido por Zod, mas mesmo assim, muitos acabaram morrendo e grande parte da cidade estava devastada, o que gerou muitos debates e discussões políticas entre a população. Com o passar dos meses, a popularidade do Superman só aumentou, sendo considerado por muitos, uma figura messiânica.

Com o aumento exacerbado de sua popularidade, Kal-El também criou muitos inimigos, Lex Luthor foi um deles. O homem responsável por colocar uma nação inteira contra aquele que os salvou. Naquele momento, Clark pensou que tudo o que fez até ali, havia sido em vão. Um completo erro. Ele agora estava vendo a outra face da consequência da sua revelação: A rejeição e a dúvida. Tudo isso faz parte do encerramento do segundo ato e o início do terceiro: A morte indesejada e a ressurreição através da fé.

Terceiro Ato - A morte indesejada e a ressurreição através da fé


Embora todos estivessem contra o Superman, Clark decide se entregar ao seu propósito: guiar uma raça humana, mesmo que ela o rejeitasse. Superman, apesar de tudo o que aconteceu, estava disposto a não matar o Batman, ainda que ele estivesse contra as suas atitudes. Ele salvou Lex do Apocalipse, mesmo depois de tudo o que ele tinha feito contra a sua imagem. Superman entregou a sua vida para garantir que não houvesse mais mortes entre os humanos por “sua culpa”. Se entregou por todos aqueles que o rejeitaram e, finalmente, exalou aquilo que era o seu propósito: Trazer Esperança.


A sua morte foi capaz de transformar o coração amargurado do Batman e de mudar completamente a mentalidade de todos os que foram contra ele. Foi, também, a sua morte que desencadeou uma série de coisas que vimos no Snyder Cut, como o encerramento de vários atos e o começo de outro. As pessoas viram que o Superman era necessário. O mundo já estava repleto de heróis antes dele, mas a sua falta significaria a derrota de todos os outros. Era necessário que o Superman estivesse vivo para salvar o planeta. E assim foi feito.


Esse arco todo é brilhante porque vemos a importância do Superman naquele universo. Uma nova visão é apresentada, novas escolhas, atos com consequência, algo que interfere diretamente na vida das pessoas. Por isso amamos tanto essa visão, porque ela não é algo “irreal”. É algo que se encaixa diretamente em uma sociedade, que reflete até mesmo em nossas vidas pessoais. E também é por isso que lutamos bravamente para que essa visão seja restaurada, juntamente com o criador dela: Zack Snyder!


Uma pessoa simples, buscando sempre melhorar e tirar um sorriso de alguém. Iniciando meus trabalhos como designer e trazendo uma nova visão da DC Comics através da @trindade_dc. DC sempre!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.